sexta-feira, setembro 30, 2011

Os Eleitos e a graça de Deus

 H oje vou começar uma série de artigos sobre a Eleição, Predestinação e o Livre-Arbítrio.

A doutrina da eleição é uma subcategoria da predestinação, é a idéia de que Deus escolheu alguns, antes mesmo da existência delas para serem seus filhos, Rom 8:29,30 e Efé 1:4. O oposto da da eleição é a reprovação, isto é, significa que os não-eleitos foram rejeitados por Deus e sofrem o castigo merecido pelos seus pecados. De acordo com este pensamento os não-eleitos foram predestinados ao julgamento eterno, entretanto admitir a reprovação seria culpar Deus pelo mal, e Deus não é responsável pelo mal (Tia: 1:13), apesar de permitir que o mal aconteça. Mas ele não é o agente do mal, o causador, ele apenas permite a ocorrência do mal, baseado no livre-arbítrio do ser humano, sobre este assunto estou preparando abordando o problema do livre-arbítrio.

O Calvinismo, é um sistema teológico que defende a doutrina da eleição, em contrapartida há os Arminiano que se opõe a esta doutrina, defendendo o ensino do livre-arbítrio do homem. Os defensores desta idéia acreditam na universalidade do evangelho, onde todo ser humano poderiam ser salvos se quisessem.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Salvação pela Graça e as Obras da Fé

 A  salvação pela graça diz que alcançamos a salvação através da fé que não veio de nós, mas de Deus (Efésios 2:8). Foi Deus quem nos amou primeiro quando estávamos mortos em nossas transgressões e  pecados, seguindo os preceitos deste mundo, satisfazendo a vontade da nossa carne, realizando os desejos do nosso pensamento, vivendo conforme os filhos deste mundo (Efésios 2:1-3), mas então Deus em sua infinita misericórdia nos deu a vida em Cristo por meio da graça, nos concedendo fé para cremos em Jesus, parece que recebessemos a salvação por meio do fé em seu Filho.

A fé é a centelha inicial que incendia os corações, as obras são o combustível que mantém esta chama acesa.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Adoração Verdadeira

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade”. João 4.23,24.

 D eixo um vídeo que tocou o meu coração este fim de semana, foi utilizado no fim de sermão do pastor da minha igreja. Este vídeo é um retrato de uma verdadeira adoração, não importando a aparência, a condição física, se esta bem ou não, se possui riquezas, se esta livre de problemas, mas é uma lição de vida. Eu particularmente tenho aprendido com esta adoração, fico imaginando um grupo de "levitas" com belas vozes, que tocam belas canções, tocando seus instrumentos e enchendo as igrejas e fazendo shows pelo mundo, em contraste com esta jovem, uma cadeirante, que mal consegue se movimentar, mal consegue articular palavras nítidas audíveis ao nossos ouvidos, mas imagino Deus se alegrando, se exultando em seu trono e dizendo para todos olha esta filha minha, mesmo não podendo andar, não falando direito, sem movimento perfeitos, olha como ela Me louva, ela não está limitada pela sua condição, nem se sente inferior a nenhuma outra pessoa. Esta é uma verdadeira adoradora!


sábado, setembro 17, 2011

A abominável Igreja Cristã

Quero te convidar para um exercício de imaginação. Imagine que você é um não-cristão vivendo no Brasil de nossos dias e que, em determinado momento da vida, sente uma enorme sede por algo que venha a preencher o vazio de sua alma. Decide buscar na fé o sentido da vida e a razão da sua existência. Resolve, assim, antes de optar de cara por uma religião, fazer uma pesquisa. Você parte, talvez por insistência de amigos ou parentes evangélicos, a tentar descobrir o que significa afinal, ser um cristão e o que é a igreja evangélica brasileira dos nossos dias. Pois, quem sabe, não está ali a resposta? É uma tradição religiosa que, afinal, tem crescido, algo de bom deve ter ali. Então você decide ver como é essa tal de igreja evangélica. E, acima de tudo, você quer encontrar esse tal de Jesus, que dizem que preenche a nossa vida e a nossa alma. Mas…por onde começar?

segunda-feira, setembro 12, 2011

Crescer na Graça


Deus não está contente por nos mantermos no ninho de Sua graça. Ele quer que cresçamos e desenvolvamos nossa fé e conhecimento sobre Ele para que possamos subir aos altos níveis de Sua graça.
Fonte: Joyful Toons

sexta-feira, setembro 09, 2011

Os Evangélicos e a Revolução Moral Gay

Albert Mohler Jr.Dr. Albert Mohler é o presidente do Southern Baptist Theological Seminary, pertencente à Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos; é pastor, professor, teólogo, autor e conferencista internacional, reconhecido pela revista Times como um dos principais líderes entre o povo evangélico norte-americano. É casado com Mary e tem dois filhos, Katie e Christopher.

A igreja cristã tem enfrentado muitos desafios na sua história de 2000 anos. Mas agora está enfrentando um desafio que sacode seus alicerces: o homossexualismo.

Para muitos observadores, isso parece estranho e até mesmo trágico. Por que os cristãos não podem simplesmente unir-se à revolução?

terça-feira, setembro 06, 2011

A bússola cristã

 A  bússola é um instrumento usado para orientação. Há uma grande diversidade de bússolas, algumas mais complexas que outras. As utilizadas em navios e aviões são aparelhos complexos e de maior precisão, enquanto que os instrumentos mais simples são utilizados por aventureiros e excursionistas, adeptos de trilhas ecológica. Em ambos os casos este aparelho é vital para a orientação e navegação de todos os viajantes, principalmente nos lugares desconhecidos.


A bíblia é bússola de todo cristão, é impossível que nós cristão não tenhamos em nossas mãos um instrumento tão valioso para nos guiar em qualquer circunstância. Entretanto isso não tem sido uma verdade na igreja moderna, cada vez mais as igrejas e os cristão tem deixado de utilizar esta poderosa ferramenta de orientação cristã. Não precisa procurar muito para descobrir a quantidade de heresias e distorções da palavra de Deus dentro da igreja moderna, são verdadeiras aberrações de uma fé cega, doentia, incapaz de produzir obras digna de uma verdadeira conversão.

quinta-feira, setembro 01, 2011

Fast food e a Obesidade Espiritual

 ipo de comida muito comum hoje em dia por ser uma alimentação rápida e prática, essa é a principal característica do "fast food". No mundo moderno este tipo de alimentação esta cada vez mais comum, seja pela falta de tempo ou por ser uma alimentação "gostosa" e de fácil acesso, porém uma grande parcela da população sabe que esta alimentação ingerido por um longos períodos é prejudicial a saúde, seja por comodidade, por falta de tempo ou falta de conhecimento acabamos ignorando aquilo que aos poucos vai nos fazendo mal.

Nas igrejas modernas perceber-se um movimento similar ao "fast food", são as igrejas modernas onde se pregam comidinhas rápidas, são pregações rápidas tanto no tempo, quanto na profundidade do assunto, em algumas igrejas as pregações não duram mais que 15 a 20 minutos, enquanto que louvor, anúncios, ofertas, ganham mais espaço dentro da liturgia moderna, isso sem falar no tempo total do culto, tudo isso para poder satisfazer o público daquela igreja. Em algumas igrejas que conheço, os cultos precisam terminar exatamente em um horário pré-determinado, pois em caso de atraso gera uma instatisfação nas pessoas, nos membros.

z35W7z4v9z8w